Faz tempo que não escrevemos para o
blog, mas sabem o que é? É muita correria, muita coisa pra fazer. Peço
desculpas pela demora nas atualizações, à medida que forem aparecendo
oportunidades com certeza postaremos aqui.
Pessoal gostaria de falar um pouco hoje
de um assunto que de certa forma não é algo ligado ao campismo, mas que atinge todos
os campistas que utilizam seus próprios meios de locomoção, ou seja, carro,
moto, motor homes.
Vamos falar da resolução 396 do
Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN - e daremos algumas dicas que podem
ajudar em muito no seu trajeto para o camping.
Todos já devem estar sabendo que desde
o final do ano passado (2011) o CONTRAN baixou uma resolução que tira a
obrigatoriedade do aviso de radares nos locais onde estão instalados radares em
nosso país.
Pois bem, vocês devem estar se
perguntando o que isso tem haver com camping? Não é mesmo?
Tem tudo haver, uma vez que todas as
vezes que estamos saindo para acampar lotamos nossos carros e saímos pelas
rodovias que estão cheias de radares e todos nós estamos correndo risco
maior em sermos multados e não queremos no futuro receber as multas.
Isso mesmo, para quem tem o “pé” um
pouco “pesado” no acelerador fica a dica: vamos maneirar! Não só pelo dinheiro
que gastará pagando multas mas também por sua família.
Uma opinião minha quanto a essa
Resolução do CONTRAN é que na tentativa de realmente diminuir o número de
acidentes em nosso país ela acabou por deixar o motorista prudente também mais vulnerável a uma autuação por um descuido qualquer.
Hoje ainda não estamos sentindo muito
o reflexo da nova Resolução, pois em 99% dos locais onde existem radares há sinalização
indicando-os, e essa sinalização é anterior à resolução, contudo daqui uns
anos esse cenário será outro.
Na última viagem que o Camping Mais fez
que foi para o município de Itu, estado de São Paulo, podemos perceber que as
velocidades permitidas variam muito, ou seja, num momento é 60km/h, noutro é
40km/h e em outro ainda é 120km/h, todavia, sabemos da necessidade de estipular
velocidades conforme a via, mas isso no meu ver acaba numa viagem longa por se
tornar uma confusão na cabeça do motorista quando a sinalização é precária. Na
viagem pra Itu, rodamos 99% da viagem apenas em solo paulista e pude perceber a
diferença na sinalização com a praticada em Minas Gerais.
O estado de São Paulo pelo menos no
trecho Poços de Caldas, MG a São Paulo está de parabéns, mas a realidade dos
outros estados não é essa infelizmente, e ai como sabermos qual a velocidade a
ser empregada naquela via?
Seguiremos o CTB – Código de Trânsito
Brasileiro quando não tivermos placas indicativas, mas eu tenho certeza se
fizer uma enquete perguntando aos motoristas se sabem o que o CTB estabelece de
velocidade, poucos vão saber dizer com propriedade, analisando a via que está
com seu carro, qual a velocidade que ele pode empreender em tal via.
Meu objetivo hoje é alertar a todos os
amigos campistas que estão nas estradas para obedecerem realmente à velocidade
máxima permitida, e também para ficarem atentos nos locais onde não existem
sequer placas de limites máximos de velocidades, pois a lei está a cada dia
mais “pesada” e num descuido você poderá ser multado. É claro que independente
de resolução todos têm que ser prudentes, obedecer à sinalização, ora queremos
ir e voltar com segurança.
E pra finalizar ai vão algumas dicas
para serem praticadas na hora de colocar o carro na estrada e ir para o camping:
- Procure viajar sempre durante o dia. É
sempre mais seguro.
- Antes de pegar estrada revise o
veículo, principalmente itens como freios, nível do óleo, nível da água do
radiador, nível do fruído de freios, conferir se não tem lâmpadas queimadas,
calibrar os pneus, inclusive o estepe e verificar o extintor de incêndio.
- Ao volante redobre a atenção,
evitando se distrair com conversas e músicas.
- Fique atento aos instrumentos do
painel do veículo, qualquer anormalidade pare o veículo imediatamente.
- Em situações difíceis mantenha a
calma.
- Planeje com antecedência o itinerário,
inclusive as paradas, recomendamos parar para descansar a cada 100km percorridos, para tomar uma água, fazer um alongamento e principalmente relaxar.
- Caso antes do planejado
sentir sinais de cansaço pare no primeiro local apropriado que puder e relaxe,
pense na segurança de sua família e da família que passa por você.
- Em feriados
informe-se sobre as condições locais.
- Carregue sempre a
bateria do telefone celular antes de sair de casa.
- Jamais ande com
veículo desengrenado, principalmente em declives acentuados ou longos, e não se
esqueça de uma regrinha básica: a mesma marcha que você usa pra subir é a mesma
que usurará para descer. Vale ressaltar que você economizará mais combustível
andando com veículo engrenado do que na “banguela”.
- Fique atento a sinalizações de trânsito e peça auxílio caso a pessoa do carona tenha condições técnicas
para ajudar você na leitura e interpretação das placas indicativas.
- Todos sem exceção devem usar o cinto de segurança.
- Dirija para você e
para os outros. Pratique uma direção defensiva.
Saudações Campistas